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GREEN KEY, O que significa essa certificação, e como obter?

Sustentabilidade na Hotelaria


Com o passar dos anos, o termo sustentabilidade vem ganhando cada vez mais visibilidade em diversos segmentos, e quando falamos sobre a indústria do turismo, isso não se difere. É importante destacar que o termo sustentabilidade na hotelaria se refere a diminuir o impacto ambiental negativo e aumentar o impacto social positivo através do ecoturismo. O turismo é capaz de ser uma grande ferramenta para preservação de ecossistemas e celebração de culturas locais, se praticado de forma correta. Além de todos os benefícios citados acima, ao adotar práticas de sustentabilidade, a organização tende a eliminar gastos desnecessários, otimizar a sua operação e atrair potenciais investidores e clientes. Por essas e outras razões, estabelecimentos de hospitalidade, como hotéis e restaurantes se percebem cada vez mais preocupados com tais práticas. 


À medida que os consumidores se transformam, os estabelecimentos percebem a necessidade de se transformar também. Segundo a pesquisa Future Consumer Index, da consultoria EY, realizada com 21.000 entrevistados de 27 países, 46% dos participantes estão dispostos a pagar mais por produtos feitos de maneira sustentável, 66% tomam decisões de compra com base no impacto ambiental de um produto ou serviço, 68% tomam decisões de compra com base no impacto ético de um produto ou serviço e 73% estão mudando para alternativas sustentáveis nos produtos que compram. 


É notório que a sustentabilidade não é apenas moda, e sim, um novo modo de fazer negócio. Foram então surgindo diversos indicadores e certificações a fim de comprovar o nível de compromisso com a sustentabilidade que esses estabelecimentos possuem, tanto nas plataformas de busca, como Programa de Reconhecimento de Sustentabilidade em 3 níveis do Booking.com, e o Tripadvisor GreenLeaders, quanto certificações internacionalmente reconhecidas como o Green Key.


O Selo Green Key


O selo Green Key é o principal prêmio internacional de excelência no campo da responsabilidade social e sustentabilidade dentro da indústria do turismo. O Programa Green Key se destina a Estabelecimentos de Hospedagem, Parques de Campismo, Centros de Eventos, Restaurantes e Atrativos Turísticos (museus, centros de visitantes e parques temáticos), possuindo mais de 4.000 estabelecimentos certificados em 60 países. Através de seus critérios, o Green Key trabalha para guiar os estabelecimentos turísticos para fazerem a parte deles em alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.


O selo se originou na Dinamarca, com o foco voltado para hotéis em 1994. Em 1998, a França aderiu ao Programa Green Key e começou a certificar Parques de Campismo. E em 2002, passou a ser operada pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma organização sem fins lucrativos que promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, se tornando seu quinto parceiro. Desde então, o programa já atingiu mais de 60 países, e continua crescendo numericamente e se espalhando ao redor do mundo. 


Este certificado representa o compromisso das empresas de que as suas instalações cumprem os rigorosos critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education. 


O Green Key garante aos hóspedes que, ao optarem por ficar em um estabelecimento Green Key, estão ajudando a fazer a diferença no meio ambiente. Os elevados padrões ambientais esperados destes estabelecimentos são mantidos através de documentação rigorosa e auditorias anuais.


Seus objetivos são:

  • Aumentar o uso de métodos operacionais e tecnologias ecologicamente amigáveis e sustentáveis nos empreendimentos e, consequentemente, reduzir o uso geral de recursos; 

  • Aumentar a conscientização e criar mudanças de comportamentos dos hóspedes, colaboradores e fornecedores dos empreendimentos turísticos;   

  • Aumentar o uso de métodos ecologicamente amigáveis e sustentáveis, assim como a conscientização para mudanças de comportamento na indústria do turismo e hospedagens em geral. 


Como obter a certificação?

A auditoria do Green Key é feita em duas partes: 1. documentação completa; 2. auditoria local. Os critérios diferem um pouco entre as categorias dos auditados (hotéis, restaurantes, atrações, etc). Porém via de regra, são 13 critérios, cada um com seus subcritérios Imperativos (I) (devem ser plenamente cumpridos) e Guias (G) (devem ser gradativamente preenchidos, de acordo com o seguinte sistema de pontos: ano 1: 0%; ano 2: 5%; ano 3: 10%; ano 4: 15%; ano 5-9: 20%; ano 10: 50%): 


  1. Gestão Ambiental

  2. Envolvimento da Equipe

  3. Informações aos Clientes

  4. Água

  5. Limpeza

  6. Resíduos

  7. Energia

  8. Alimentos e Bebidas

  9. Ambiente Interno

  10. Áreas Verdes

  11. Responsabilidade Social Corporativa

  12. Atividades Verdes

  13. Administração



Green Key

Recentemente conquistamos, a partir de nossa consultoria especializada, o selo do Green Key para a Ilha dos Arvoredos (Guarujá/SP), tornando-a o primeiro atrativo turístico das Américas e do Hemisfério Sul a receber esta certificação. Sendo assim capaz de oferecer uma experiência turística incrível e sustentável para seus visitantes, e ser colocada no mapa do turismo sustentável internacional. Entre em contato conosco e descubra como podemos guiar seus estabelecimento para o mesmo futuro sustentável!


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