top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Negócios

ESG para CIPA: um grande diferencial no mundo dos negócios


À medida que o ESG se populariza no mercado global, é de extrema importância estar de acordo e adotar novas normas e práticas, a fim de não tornar o negócio obsoleto. ESG já foi entendido como uma abordagem que atinge prosperidade e longevidade para os negócios, e não apenas como algo da moda. De acordo com a Lei 13.174/2001, as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, CIPAs, são obrigatórias dentro de empresas com mais de 20 funcionários, portanto, trazer o tema ESG para os treinamentos da CIPA gera um aperfeiçoamento da cultura organizacional, e engajamento dos colaboradores em questões sociais e ambientais, resultando em uma alavancagem dos negócios.

ESG SEGURANÇA DO TRABALHO

Mas afinal, o que é ESG?


O termo ESG foi foi cunhado em 2004 em uma publicação feita em parceria com Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de minimizar degradações ambientais, promover equidade e bem-estar na sociedade e excelente conduta nas empresas, a fim de maximizar os lucros e gerar um impacto positivo no meio ambiente e sociedade. É uma sigla em inglês para environmental, social, governance, ou seja, adotar uma abordagem ESG significa adotar práticas éticas a favor do meio ambiente, sociedade e de governança corporativa.


A sigla vem ganhando cada vez mais notoriedade dentro das empresas globalmente, o que indica que o mercado de uma forma geral está priorizando esse novo modelo de negócio, onde o foco está nos clientes, colaboradores, fornecedores, e todas as outras partes interessadas, não mais apenas nos acionistas. Questões como diversidade, equidade, bem-estar, e segurança dos colaboradores não estão mais em segundo plano, e sim se tornando prioridade. Portanto, incluir na estratégia de negócio melhoria das condições de trabalho para os colaboradores e, inclusive, se estendendo aos familiares significa exercer o pilar do Social na prática.


ESG na Segurança do Trabalho


É de grande importância ter sempre os laudos técnicos e normas regulamentadoras em dia, para que a empresa consiga garantir a segurança, bem como a saúde física e mental dos colaboradores, promovendo uma cultura transparente e de bem-estar em sua organização. Para isso, os indicadores ESG aplicados em treinamentos da CIPA são fundamentais. Ao trazer uma percepção ESG para os colaboradores e aplicá-la em treinamentos dinâmicos é possível obter resultados muito positivos de engajamento em questões socioambientais e atingir objetivos como Sensibilização Ambiental, Consciência Social e Responsabilidade, e Melhoria da Governança e Conformidade.

Não basta a empresa manter-se em dia com as legislações que ditam as normas de SST (Saúde e Segurança do Trabalho). É preciso também zelar pelos direitos humanos e trabalhistas dos colaboradores e garantir um salário justo, resultando em uma maior retenção de talentos e melhor produtividade dos funcionários por terem orgulho de fazerem parte de uma organização justa e respeitosa, e consequentemente acabam sendo melhor avaliadas pelo mercado. Todos os pontos citados acima podem ser medidos por meio de indicadores como taxas de acidentes, número de doenças ocupacionais e absenteísmo, entre outros.

Sendo assim, trazer o ESG para as sessões de CIPA, gera um grande impacto positivo e é reconhecido como uma estratégia chave para o negócio, visto que:

  • A prevenção dos acidentes e promoção de um ambiente mais saudável são parte integrante dos indicadores Sociais e representam uma estratégia crucial para os negócios, tal como ocorre com os princípios do ESG

  • Acidentes (sendo ou não do trabalho) podem causar danos irreparáveis à reputação da empresa, impactando diretamente seus indicadores.

  • Por meio da evolução constante e da conscientização promovida pelas práticas relacionadas aos critérios do ESG, a Saúde e a Segurança se tornam elementos essenciais para a empresa devido ao importante e necessário trabalho que exercem

  • A dimensão social (representada pelo "S" do ESG) oferece uma oportunidade para as empresas incluírem o cuidado com as pessoas como um componente estratégico. Embora muitas empresas já relatem ações relacionadas a esses fatores em seus relatórios de sustentabilidade e responsabilidade social, anteriormente, o tema não recebia tanta atenção.


Segundo Robson Gravena, gerente executivo de Segurança e Saúde do Sistema Fiep, “Cuidar da saúde e bem-estar dos colaboradores, seguir as normas para garantir a segurança e respeitar as leis é responsabilidade e meio para negócios sustentáveis, que precisam projetar o futuro, olhando o hoje”, Robson afirma também que “A segurança e saúde do trabalho tem impacto em cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), da ONU, que, por sua vez, são base do ESG. Promover espaços de trabalho saudáveis fisicamente e mentalmente, pensando em ações que saem da empresa, como a oferta de bons benefícios, é parte disso”.

Ou seja: promover saúde e pela segurança dos seus colaboradores melhora não somente a eficácia do seu negócio, mas também possui impacto positivo na reputação da empresa e na sua valorização de mercado.


Investindo em Treinamentos


Prevenção de acidentes, e gerenciamento de riscos são essenciais para o triunfo de um negócio. Porém altos níveis de sucesso não são possíveis de se obter sem a conscientização dos colaboradores.


Incorporar uma estratégia ESG não só prepara os negócios para o futuro, mas é um diferencial dentro do seu mercado, fortalecendo sua marca diante do público, parceiros, governo e investidores. Uma das estratégias ESG com grande eficiência é promover, anualmente, em conjunto com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança), onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, SIPAT, conforme programação definida pela CIPA. Investir em abordagens ESG pode fazer sua SIPAT muito mais efetiva, não só promovendo a segurança e a conscientização, mas também construindo uma cultura empresarial mais responsável, inclusiva e ética.

Incluir o treinamento em ESG do Instituto Nova Maré para as sessões da CIPA permite a gestão completa, em especial no tema “Social”, das áreas de Saúde Ocupacional, e Segurança do Trabalho, mas também Meio Ambiente, sempre, ressaltando os valores e benefícios para as áreas de Saúde e segurança do Trabalho.

O Instituto Nova Maré está sempre em busca de inovação e de acordo com as novas tendências e evolução do mercado, considerando além das questões regulamentares, as novas demandas voltadas à sustentabilidade ambiental, social e corporativa para trazer ao seu negócio o melhor da gestão ESG.

Leve o melhor da Sustentabilidade para sua CIPA com o treinamento do Instituto Nova Maré! Um treinamento prático e dinâmico para alavancar o engajamento de seus funcionários na questão ESG. Saiba mais aqui sobre os nossos treinamentos ESG voltados para Segurança do Trabalho e como eles podem impulsionar o seu negócio!


2.853 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page